O que é Empoderamento Feminino?
Segundo Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, “quando as mulheres são bem-sucedidas, as nações são mais seguras, protegidas e prósperas“.
De acordo com o ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Amartya Sen, “o empoderamento feminino é essencial para construirmos um futuro que queremos“.
Já para Kofi Annan, secretário geral da ONU, “não existe ferramenta para o desenvolvimento mais eficaz do que o empoderamento das mulheres”.
A igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres são assuntos tão importantes que estão na “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, adotada pelos 193 países das ONU na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015.
Mas… o que é empoderamento feminino?
O que é Empoderamento Feminino?

Numa explicação simplista, empoderamento feminino é o processo de aumentar a capacidade de escolha das mulheres num contexto histórico e social machista.
São 3 pilares:
- Empoderamento econômico;
- Participação política;
- Educação das mulheres.
De acordo com o Banco Mundial:
Empoderar é o processo de aumentar a capacidade de escolha do indivíduo, e transformar essa escolha em ações e resultados desejados.
Através do processo de empoderamento, um indivíduo se torna um agente de mudança.
Por isso, o empoderamento feminino é um processo.
5 Formas de Empoderamento Feminino na Prática.

Agora que você já o que é empoderamento feminino, veja 30 formas de colocá-lo em prática.
- Valide a auto-expressão das mulheres. As narrativas das mulheres são sub-representadas na mídia e na cultura popular. Então, quando você vir uma mulher se encarregando de compartilhar sua história e se deixar vulnerável, reconheça esse ato de bravura.
- Elogie sua mente e alma – não apenas seu corpo. As mulheres já recebem muitos comentários sobre a aparência.
- Verifique seu próprio preconceito. A estrutura da sociedade é machista. Nesse sentido, é comum que a opressão seja inconsciente, e esteja presente nas próprias mulheres. Por isso, conheça seu próprio preconceito.
- Ofereça apoio a todas as mulheres, incluindo as “fortes”. As mulheres negras são especialmente colocadas com o fardo de serem “fortes” demais para sentir dor. Então, não faça suposições sobre qual das suas amigas mais precisa de ajuda e apoio.
- Verifique se ela sabe que não precisa de um motivo. Certifique-se de que as mulheres da sua comunidade não estão sendo coagidas a fazer coisas só para agradar você, ou outras pessoas.
7 Princípios do Empoderamento das Mulheres

Os 7 Princípios do Empoderamento Feminino foram criados pela ONU para oferecer orientação sobre como delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, mercado de trabalho e na comunidade.
- A liderança promove a igualdade de gêneros.
- Igualdade de oportunidades, inclusão e não discriminação.
- Saúde, segurança e o fim da violência.
- Educação e formação.
- Desenvolvimento empresarial, práticas da cadeia de fornecedores, e de marketing.
- Liderança comunitária e envolvimento.
- Transparência, medição e relatórios.
Além desta lista rápida, você pode estudar esses 7 princípios na cartilha completa da ONU, e assim entender mais a fundo o que é empoderamento feminino.
Toque aqui para acessar a cartilha completa.
Leia também:
Sociedade do Cansaço: O Excesso de Positividade Mata!
Essas 9 Frases de Clarice Lispector Refrescam a Beleza Interior