Categorias
Mais Lidos Reflexão

7 Livros de Filosofia para Iniciantes Pensarem Fora da Caixa

Livros de Filosofia – Essas 7 leituras vão abrir sua cabeça.

Qual foi a última vez que você sentiu aquela sensação de frio na barriga antes de ser apresentado a um novo aprendizado?

Essas situações são raras.

Mas… e se eu te dissesse que existe uma forma de hackear esse sentimento único?

Livros de Filosofia.

Kindle: Uma Biblioteca ao seu Alcance

A receita mágica para criar momentos memoráveis é bem mais simples do que você imagina: basta ler um bom livro!

Mas não qualquer livro.

Livros de filosofia são os melhores para fazer pensar fora da caixa. Isso porque eles abrem as portas para universos de novas ideias, capazes de sacudir seu mundo interior.

A seguir, você vai DESCOBRIR uma lista especial com 7 Livros de Filosofia.

Esses livros já abriram a cabeça de muita gente (inclusive a minha) e forçaram essas pessoas a pensarem fora da caixa.

Contudo, tenha cuidado: essas leituras danificam qualquer tipo de ignorância de forma irreversível.

1. O Mundo de Sofia.

Livros de Filosofia - O mundo de Sofia

Meu primeiro contato com alguns conceitos básicos da filosofia foi quando li O Mundo de Sofia.

Por isso, tenho uma relação de nostalgia com esse livro. Infelizmente, perdi meu primeiro exemplar ao emprestá-lo para uma antiga amiga.

(Espero que ela tenha feito bom proveito!)

Sua narrativa conta a história de Sofia Amundsen. Na véspera do seu aniversário de 15 anos, Sofia começa a receber cartas, bilhetes e cartões postais estranhos.

Os mistérios são resolvidos aos poucos, ao mesmo que somos convidados a percorrer toda a história da filosofia ocidental.

Então, quando você percebe, já está imerso neste romance fascinante.

Além disso, vale ressaltar que a leitura é simples, as palavras fáceis de serem entendidas, e sua história é encantadora.

Por isso, O Mundo de Sofia ocupa o primeiro lugar dessa singela lista de livros de filosofia.

2. Sobre a Brevidade da Vida.

Livros de Filosofia - Sobre a Brevidade da Vida

A segunda indicação é mais antiga – uns 2.000 anos atrás. Contudo, suas soluções continuam atuais.

Isso porque vários dos “problemas modernos” já eram enfrentados por pessoas comuns desde aquela época.

Para os filósofos estoicos, o segredo da felicidade está em viver o presente, porque é no “aqui, agora” que a realidade acontece.

Não é curto o tempo que temos, mas dele muito perdemos. A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para a realização das maiores coisas, se a empregamos bem. Mas, quando ela se esvai no luxo e na indiferença, quando não a empregamos em nada de bom, então, finalmente constrangidos pela fatalidade, sentimos que ela já passou por nós sem que tivéssemos percebido. 

Sobre a Brevidade da Vida é um livro simples, porém intenso, com ensinamentos que vão transformar sua maneira de encarar o mundo.

Para nossa alegria, esse livro de filosofia é de domínio público, e está disponível para ser lido agora através desse link.

Faça bom proveito!

3. O Pequeno Príncipe.

Livros de Filosofia para Iniciantes - O pequeno Príncipe.

A terceira indicação da nossa lista de livros de filosofia também o terceiro livro mais traduzido em todo o mundo – e já ganhou versões em 160 idiomas.

Por isso, deixe seus preconceitos de lado: O Pequeno Príncipe está longe de ser um livro infantil. Sua narrativa questiona – de maneira sutil – a perda da inocência do ser humano com o passar do tempo.

Sua história também retrata o processo de individualização, ao passo que um sujeito só se torna um indivíduo quando existe o outro.

Essa é uma daquelas leituras que muda com o decorrer da vida: sempre tem algo novo, um detalhe a mais, um aprendizado escondido nas entrelinhas, pronto para ser descoberto.

Seu enredo trabalha com leveza alguns conceitos complexos de Theodoro Adorno, Max Horkheimer, Sigmund Freud.

Leia também:

Clóvis, Cortella e Karnal : 7 Livros de Filosofia para Iniciantes

4. Livros de Filosofia: A Náusea.

Sartre - A Nausea

A Náusea foi o primeiro romance escrito pelo filósofo existencialista Jean-Paul Sartre quando tinha apenas 26 anos de idade.

Apesar de se tratar de uma história muito profunda, sua leitura acontece num ritmo fluído, agradável e bastante natural.

Além disso, o leitor iniciante aprende sobre a filosofia existencialista através dos diálogos dos personagens, seus pensamentos e reflexões.

Gostaria tanto de me abandonar, de deixar de ter consciência de minha existência, de dormir. Mas não posso, sufoco: a existência penetra em mim por todos os lados, pelos olhos, pelo nariz, pela boca… E subitamente, de repente, o véu se rasga: compreendi, vi. A Náusea não me abandonou, e não creio que me abandone tão cedo; mas já não estou submetido a ela, já não se trata de uma doença, nem de um acesso passageiro: a Náusea sou eu.

Por isso, A Náusea ocupa a quarta posição desta lista de livros de filosofia.

5. Livros de Filosofia: Ensaio sobre a Cegueira.

Saramago - Ensaio sobre a Cegueira

O livro Ensaio Sobre a Cegueira foi escrito por José Saramago, e ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1998. E, assim como todo bom livro de filosofia, seus questionamentos são bastante pesados.

Saramago narra uma epidemia de cegueira que atingiu os moradores de uma cidade isolada. Por isso, os habitantes são colocados em quarentena, com recursos limitados. Assim, características primitivas do ser humano são expostas de forma viceral.

Dessa forma, a obra toca numa discussão filosófica sobre poder, dominação, obediência, ganância e desejo.

Segundo o próprio José Saramago:

Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso.

Assim, Ensaio Sobre a Cegueira ocupa a quinta posição dessa lista com livros de filosofia para iniciantes.

6. A Sutil Arte de Ligar o F*da-se.

Estoicismo Moderno.

Esse deve ser só mais um livro de auto-ajuda barata“.

Para minha surpresa, esse preconceito acabou logo nas primeiras páginas desse livro incrível. Assim, descobri que A Sutil Arte de Ligar o F*da-se é um excelente livro de filosofia para iniciantes.

Isso porque ele aborda conceitos da filosofia estóica através de situações práticas da vida moderna. Nesse sentido, esse é o melhor livro atual sobre estoicismo que li nos últimos anos.

Os valores são a base de tudo que somos e fazemos. Se o que valorizamos é inútil, se o que escolhemos considerar sucesso ou fracasso é equivocado, qualquer coisa baseada nesses valores — pensamentos, emoções, sentimentos cotidianos — será equivocada também. No final das contas, tudo que pensamos e sentimos sobre uma situação se resume ao valor que damos a ela.

Por isso, A Sutil Arte de Ligar o F*da-se é o penúltimo título dessa lista com livros de filosofia.

7. Filosofia, e Nós com Isso?

Livros de Filosofia - Cortella.

Você sabe com quem está falando?

Foi através dessa pergunta inusitada – título desse vídeo incrível – que eu conheci as ideias do professor Mário Sérgio Cortella, mais de 10 anos atrás.

Desde então, Cortella ensinou milhares de brasileiros que a filosofia está ao alcance de todos. Por isso, o último título dessa lista com livros de filosofia para iniciantes é Filosofia, e Nós Com Isso?

A prática da reflexão filosófica, mesmo que não tenha intenção de ter isso como profissão (não precisa ser filósofo para filosofar!), exige que prestemos atenção no que, lá no século XVIII, o monge britânico Bêda (672 – 735) escreveu: “Há três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe; não praticar o que se ensina; não perguntar o que se ignora“.

Para a alegria de muitos, esse livro está disponível para os assinantes do Kindle Unlimited (serviço de assinatura da Amazon, também conhecido como a Netflix dos livros).

Assim, finalizo essa lista com 7 livros de filosofia que vão forçar você a pensar “fora da caixa“.

Contudo, antes de finalizar esse artigo, preciso te fazer uma pergunta importante.

Você está Viciado?

Smartphone Addiction 1024x683 - Empirismo e Racionalismo - Resumo Completo em 3 Minutos

vício em redes sociais atrapalha seu foco nos estudos?

Eu senti esse problema na minha própria pele. E enfrentei um caos na minha vida durante anos por ser incapaz de controlar esse mal.

Superar essa má fase foi um grande desafio.

Mas, no decorrer desse tortuoso caminho, eu criei um método prático para me livrar desse problema moderno. Assim, pude trocar o tempo desperdiçado no feed de notícias por leitura.

Sei que isso parece bom demais para ser verdade!

Mas o fato é que esse mesmo método tem auxiliado centenas de jovens a superar seu vício em redes sociais, voltar a ter foco nos estudos e recuperar uma vida equilibrada.

Agora, quero compartilhar esse método com você num artigo completo, de forma gratuita.

Dediquei meu tempo nesse projeto porque o vício em redes sociais é um mal subestimado, que compromete a nossa liberdade e causa grandes prejuízos sem que a gente sequer se aperceba.

Meu convite é sincero. Espero que esse conteúdo te ajude assim como me ajudou.

Acesse agora através do link abaixo.

Como Troquei o Vício em Redes Sociais por Livros? (10 Passos)

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.”

6 comentários a “7 Livros de Filosofia para Iniciantes Pensarem Fora da Caixa”

Olá Karine, tudo bem? Os livros não são vendidos por nós. Por isso, deixamos os links da Amazon para cada um destes livros de filosofia. Esse foi o único site em que encontramos todos os títulos disponíveis para venda num preço justo. Além disso, o serviço deles é excelente, o atendimento ao cliente é bom, e a entrega é rápida. Espero ter ajudado! Forte abraço.

Só li o Pequeno Príncipe, desta lista, no entanto sou amante da filosofia e li vários outros.
Quanto ao Pequeno Príncipe, carrego até hoje a responsabilidade daquilo que cativo. E sei que sou igual a tados os seres humanos, sendo única apenas aquele que me cativa.
Muita gratidão, as indicações serão valorizadas e compartilhadas.

Muito obrigado por dividir sua experiência conosco! Quando vc ler outro livro de filosofia dessa lista me avisa ;D

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *