Categorias
Reflexão

3 Golpes Rápidos para Nocautear sua Ansiedade

Como controlar a ansiedade?

Qual foi a última vez que a ansiedade te nocauteou?

A ansiedade bate forte, meu amigo. E se você deixar a guarda aberta, vai beijar a lona. Eu beijei. Várias vezes.

Eu era bancário, e desejava alcançar uma promoção. Meu salário era suficiente para pagar minhas contas, mas sobrava pouco no fim do mês. Uma passo adicional em minha carreira seria o trampolim para eu alcançar vários sonhos: viajar para o nordeste nas férias, comprar um carro zero km, financiar um apartamento.

Contudo, a ansiedade me perseguia com golpes contundentes, e vez após vez me derrubava no chão.

Apesar de trabalhar bastante, eu era muito desorganizado. Minhas constantes oscilações de humor prejudicavam meu relacionamento com colegas. Num panorama geral, eu parecia esforçado, porém irresponsável.

Essa bagunça tinha um ponto de partida: a minha mente.

Para mim, controlar a ansiedade foi uma luta de boxe: esquiva, golpes longos, golpes curtos. No começo foi difícil, levei pancadas fortes e fiquei de olho roxo. Mas – aos poucos – os resultados vieram.

Escrevi esse artigo para te ensinar os 3 golpes rápidos, práticos e contundentes que me ajudaram – e continuam ajudando – a nocautear a ansiedade.

Esses golpes vão lhe parecer simples. Talvez óbvios. Mas jamais se esqueça que lutadores vencedores são mestres em fazer coisas simples e óbvias de forma consistente.

Enxergando o Grande Oponente.

controlar a ansiedade

Você está na rua voltando para sua casa a pé e sozinho. Já é mais de meia noite, o caminho está vazio e escuro. É impossível enxergar um palmo à sua frente.

Então você ouve passos. Será um assaltante? Ou apenas mais alguém voltando para casa? De qualquer forma, nessa situação você é um alvo fácil.

Enxergar seu oponente é fundamental para você conseguir se defender. E isso vale tanto numa briga de rua, quanto na sua luta contra a ansiedade.

Contudo, a maioria das pessoas enfrenta sua ansiedade no escuro. Sem ver seu maior oponente, você será nocauteado.

De repente, a luz de um dos postes volta a funcionar, e ilumina um cenário vazio. Ninguém por perto. Você se confundiu. Por fim, você percebe que os sons eram apenas o eco dos seus próprios passos.

Contei essa história para ilustrar o óbvio: seu maior oponente está sempre por perto. Ele te acompanha em todos os lugares. Acorda e vai dormir junto contigo.

Quando o assunto é ansiedade, seu maior oponente é você mesmo.

Sua maior vulnerabilidade é seu descontrole emocional. Nesse sentido, existe alguém dentro de você a quem você desconhece. Por isso, jamais subestime sua própria força.

Para nocautear sua ansiedade, antes você precisa ser faixa preta em controlar suas emoções. Estou aqui para te ajudar.

A Esquiva é seu Melhor Ataque.

esquiva

Sua primeira tarefa é aprender a se esquivar de você mesmo, e impedir que suas emoções negativas te dominem. Para isso, você vai precisar de um gatilho.

Um amuleto, como uma moeda da sorte, por exemplo. Ou então um ritual, como respirar fundo e contar até 10. Eu, por exemplo, uso o “estalar de dedos”: sempre que a ansiedade bate, eu estalo meus dedos, faço uma pausa, e recoloco minha mente aonde ela deveria estar. Funciona!

Nesse sentido, o mais importante do seu gatilho é que ele seja simples, prático e efetivo. Além disso, ele precisa ser disparado sob qualquer circunstância. Por fim, sempre que disparado, esse gatilho precisa te ajudar a recuperar o controle sobre si mesmo.

A esquiva é um simples paliativo, para quando as coisas acontecerem diferente do planejado. O ideal é manter o controle mental sempre. E os melhores golpes para nocautear a ansiedade acontecem antes mesmo que ela suba no ringue.

Golpe Curto – Jab.

jab

O jab é um golpe ágil, curto e rápido, presente na maioria das arte marciais. Sua principal função é desestabilizar o oponente, enquanto você se prepara para dar um golpe mais forte. Apesar de mais fraco, saber aplicar bons jabs é decisivo para você controlar a ansiedade.

O que vou te ensinar a seguir é muito simples. É provável que você já tenha ouvido falar disso várias vezes. Mesmo assim, as chances são de que você nunca aplicou isso de verdade na sua vida.

A partir de agora vou te ensinar a dar um jab na sua ansiedade. Para isso, você precisa seguir algumas instruções, combinado?

As etapas são muito particulares, mas para te guiar vou dar sugestões do que pode ser feito. Não se prenda a nada do que escrevi, o mais importante é que esse exercício seja feito de forma franca.

Jab, Passo a Passo.

Leia atentamente, e repita os seguintes 6 passos logo em seguida.

  1. Feche seus olhos.
  2. Respire fundo por 10 vezes, até acalmar sua mente.
  3. Então, enumere 3 razões pelas quais você sente muito. Pode ser pela discussão mais cedo com sua mãe, marido ou esposa. Ou porque você tratou mal alguém que não merecia. Talvez porque você presenciou alguma injustiça, e nada fez. O mais importante é que essa razão seja sincera.
  4. Agora, pense em 3 motivos pelos quais você precisa se desculpar consigo mesmo. É você com você mesmo. Pode ser por ter exagerado na cerveja no fim de semana. Por ter saído da dieta muitas vezes desde o início do ano. Ou por ter gastado mais do que devia no cartão de crédito.
  5. A seguir, mentalize 3 razões pelas quais você ama a si mesmo. Pode ser por uma qualidade especial que você tem. Ou por uma característica física que você admira ao se olhar no espelho. Por alguma atitude positiva que você teve nos últimos dias.
  6. Por fim, respire fundo mais uma vez, e mentalize 3 motivos pelas quais você é grato. Se não souber por onde começar, dê o primeiro passo por agradecer a oportunidade de estar vivo mais um dia. E siga adiante. Force a si mesmo para encontrar esses motivos, e seja realmente grato por isso.

Esse “golpe” na ansiedade é uma filosofia havaiana chamada Ho’oponopono. Essa prática combate a ansiedade porque reduz os ruídos mentais, e ajuda concentrar sua mente naquilo que mais importa: o momento presente.

Você duvida que o Hoponopono funcione? Então pratique por uma semana, e me conte seu resultado. Combinado?

Gancho.

O gancho é um golpe poderoso, e por isso exige mais esforço.

Então, se você praticá-lo com consistência todos os dias, será capaz de controlar a ansiedade por completo em poucas semanas.

Mas já adianto: golpes mais fortes demandam mais energia. Por isso, você vai precisar organizar sua rotina se quiser dar um gancho direito diário na sua ansiedade.

Você precisa ter duas ferramentas em mãos: papel e caneta. Se possível, dê preferência a um caderno. Nesse caderno, anote tudo aquilo que te deixa ansioso. Simples assim.

Nesse sentido, seu caderno será como um “depósito mental” para seus pensamentos negativos. O nome da estratégia é “escrita expressiva”, e seus resultados positivos vão muito além de controlar a ansiedade.

Escrita Expressiva.

O primeiro estudo científico que comprovou sua eficácia foi feito em 1986, pelo professor James Pennebaker, da Universidade do Texas.

Após colher amostras do sangue de 50 estudantes, Pennebaker avaliou seus estados emocionais, e os dividiu em dois grupos.

Ao primeiro grupo, pediu que escrevessem sobre suas piores angústias durante 15 minutos todos os dias. 

“Pelos próximos dias, eu gostaria que você escrevesse seus mais profundos pensamentos sobre a experiência mais traumática da sua vida, ou sobre a sua mais extrema angústia emocional que tem afetado você e sua vida. Na sua escrita, eu quero que você realmente se deixe levar, e explore seus mais profundos pensamentos e emoções. Nesse sentido, você pode citar seu relacionamento com outras pessoas, incluindo parentes, amantes, amigos e conhecidos; seu presente, passado ou futuro; quem você foi, quem você quer ser, ou quem você é nesse momento. Você pode escrever sobre a mesma experiência ou sentimento todos os dias, ou sobre tópicos diferentes a cada dia. Toda sua escrita é completamente confidencial. Não se preocupe com a gramática. A única regra é: uma vez que você começou a escrever, continue escrevendo até completar o tempo combinado”.

Por outro lado, Pennebaker pediu aos participantes do segundo grupo que escrevessem sobre tópicos neutros – como árvores – sem levar em conta suas emoções.

Então, monitorou a escrita dos dois grupos pelos próximos 6 meses, bem como a frequência com que os estudantes procuraram ajuda médica.

No dia em que viu os resultados, Pennebaker saiu do seu escritório, caminhou até seu amigo que o esperava num carro, e disse: 

Descobri algo grandioso!

Resultado Além da Escrita.

Aqueles estudantes que escreveram sobre suas preocupações haviam procurado ajuda médica menos vezes.

Então, para a surpresa dos pesquisadores, os exames médicos confirmaram que a taxa de linfócitos no sangue desses participantes havia aumentado.

Assim sendo, a descoberta de Pennebaker foi extraordinária dentro da medicina, e inspirou uma geração de cientistas a replicar seu estudo mais de 200 vezes.

Nas últimas duas décadas, a ciência provou que a escrita expressiva é capaz de:

Depois de alguns dias praticando o “gancho direito” você terá catalogado suas maiores preocupações.

Dessa forma, você será capaz de enxergar com clareza aquilo que mais te aflige. Por fim, essa clareza será fundamental para dominar por completo suas emoções.

Esse artigo te ajudou de alguma forma?

Então compartilhe com seus amigos no Facebook através desse link. Assim, além de ajudar alguém especial para você, de quebra você me ajuda a divulgar meu trabalho.

Além disso, escrevi esse artigo com 7 questões profundas para você testar a sua ansiedade.

Por fim, antes de terminar esse artigo, preciso te fazer uma pergunta simples.

Você está Viciado?

Smartphone Addiction 1024x683 - Empirismo e Racionalismo - Resumo Completo em 3 Minutos

vício em redes sociais te deixa ainda mais ansioso?

Eu senti esse problema na minha própria pele. E enfrentei um caos na minha vida durante anos por ser incapaz de controlar esse mal. Superar essa má fase foi um grande desafio.

Mas, no decorrer desse tortuoso caminho, eu criei um método prático para me livrar desse problema moderno.

Esse mesmo método tem auxiliado centenas indivíduos a vencerem sua batalha pessoal contra a ansiedade.

Agora, quero compartilhar esse método com você num artigo completo, de forma gratuita.

Dediquei meu tempo nesse projeto porque o vício em redes sociais é um mal subestimado, que compromete a nossa liberdade e causa grandes prejuízos sem que a gente sequer se aperceba.

Meu convite é sincero. Espero que esse conteúdo te ajude assim como me ajudou. Acesse através do link abaixo.

Como Troquei o Vício em Redes Sociais por Livros? (10 Passos)

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.”

14 comentários a “3 Golpes Rápidos para Nocautear sua Ansiedade”

Woowwww creo que soy una bola de ansiedad pero me encantó leer este artículo, mientras leí pensaba en todo lo que podría escribir y expresar en una hoja sobre aquellas cosas q me angustian, que quiero modificar y me da ansiedad. Voy a escribir sobre ello, prefiero q quedé dando vueltas en una hoja y no en mi cabeza 🥰🥰 muchas gracias por este artículo.

Ótimo texto! Encontrei seu site por acaso em um momento em que me apresento com as mesmas angústias que as aqui relatadas. Nada é por acaso, seguirei suas dicas. Obrigado!

Fico muito feliz em te ajudar. Espero que você volte aqui em breve com uma história vitoriosa para contar.

Perfeito!!! Nada de descoberta da pólvora! Simples aplicação do que já conhecemos… e não praticamos! Eu. Pelo menos! Mas te ler, trouxe clareza, fé ma efetividade! Leitura simples!!! Me identifiquei muito com tua forma de abordar !!! Grata!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *